Redes sociais: o que são, para que servem e como geri-las?

As redes sociais são as vitrines de hoje. Pensa comigo:

Quando queres encontrar um determinado produto ou conhecer melhor uma dada marca, o que fazes?

Provavelmente, tal como eu, procuras por esse produto ou marca nas redes sociais.

A maioria das pessoas, quando está a ponderar comprar algo, vai logo investigar todas as informações importantes sobre o produto ou serviço, inclusive, as opiniões das pessoas sobre ele.

Geralmente, nas redes sociais, conseguimos descobrir as avaliações que as pessoas fazem da marca, perceber de que maneira a empresa trata os seus clientes e, já agora, damos também uma espreitadela ao conteúdo que a marca publica.

Se o conteúdo for de qualidade e relevante para nós, até acabamos por seguir o perfil da marca. Todos gostamos de consumir gratuitamente conteúdo interessante, não é verdade?

As redes sociais são, atualmente, a porta de entrada para a tua loja. Se as pessoas não gostarem da entrada, não vão entrar.

Por isso, neste artigo, vou dizer-te tudo aquilo que considero importante saberes sobre redes sociais, como:

  1. O que são redes sociais?
  2. Tipos de redes sociais
  3. Vantagens das redes sociais
  4. Desvantagens das redes sociais
  5. Quais são as principais redes sociais?
  6. O que faz um gestor de redes sociais?
  7. Como gerir redes sociais?

 

Pronto(a)?

Vamos lá!

 

O que são redes sociais?

As redes sociais são plataformas onde as pessoas podem consumir conteúdo de outros gratuitamente, partilhar o seu próprio conteúdo e conectar-se com outras pessoas através de gostos, comentários e mensagens privadas.

O objetivo primordial destas plataformas é, no fundo, conectar pessoas. A internet veio possibilitar a partilha de informação com qualquer pessoa, a qualquer hora, a partir de qualquer lugar.

E as redes sociais vieram facilitar a partilha de informação e a comunicação com os outros.

De modo a promoverem essa interação entre pessoas, e entre pessoas e marcas, as redes sociais podem assumir diferentes funções, desde informar a entreter ou vender.

Quando alguém cria um perfil no Instagram, por exemplo, pode querer mantê-lo privado, apenas para comunicar com os seus amigos.

Pelo contrário, ao criar um perfil público, as possibilidades são imensas! Quem sabe se não acabas por criar uma comunidade que aprecia o teu conteúdo e te segue atentamente?

Um perfil público numa rede social permite que partilhes o teu trabalho, as tuas inspirações, a tua arte, o teu dia a dia, e tudo isso pode interessar a um grande grupo de pessoas.

Além de comunicares com os teus amigos, podes utilizar as redes sociais para fazeres novas amizades, conseguires aumentar as vendas do teu negócio, encontrares boas oportunidades de emprego ou construíres a tua marca pessoal!

Interação social é a essência das redes sociais.

É importante referir, ainda, que cada rede social tem as suas próprias características e agrega funções mais ou menos específicas.

É exatamente sobre isso que te falo a seguir!

 

Tipos de Redes Sociais

As redes sociais não são todas farinha do mesmo saco, embora sejam assim vistas por muitas pessoas.

Cada rede social tem funções específicas e características próprias sobre as quais devemos estar a par, de modo a termos as ferramentas necessárias para alcançarmos o sucesso em cada uma.

O que resulta numa, pode muito bem não resultar noutra. Por isso, devemos saber aquilo que diferencia cada uma delas, de modo a conseguirmos tirar partido disso.

Assim, apresento-te os 4 principais tipos de redes sociais:

 

1. Rede Social de Relacionamento

As redes de relacionamento são as mais utilizadas.

Têm como principal objetivo aproximar as pessoas e criar laços entre elas.

Quem pensou no Facebook, acertou.

A plataforma é a mais utilizada do mundo e embora possa ser usada para diferentes necessidades, o foco continua a ser, de facto, o relacionamento entre os utilizadores.

Serve para fazer novos amigos, reencontrar antigos, manter contacto com familiares e colegas, etc.

 

2. Rede Social de Entretenimento

Estas são redes voltadas para divulgação de conteúdo. Obviamente, e não raramente, podem também ser redes em que as pessoas se relacionam com outras (amigos ou desconhecidos), mas esse não é o seu foco.

O melhor exemplo deste tipo de rede social é o Youtube.

Sabes aquelas redes sociais às quais acedes quando tens algum “tempo morto” e queres estar entretido?

Essas redes são as redes sociais de entretenimento, tal como o seu nome indica!

 

3. Rede Social Profissional

Hoje em dia, com a internet, é mais fácil ampliar a nossa visibilidade profissional, e existem redes sociais que se caracterizam exclusivamente por isso: é o caso do LinkedIn.

No LinkedIn, os utilizadores conseguem colocar tudo aquilo que os caracteriza enquanto profissionais: o seu percurso académico e profissional, onde estão a trabalhar atualmente, os seus trabalhos, e muito mais!

Além disso, é também possível relacionarem-se com outras pessoas da sua área, comentando as suas publicações ou abordando-as através de mensagens privadas.

Dá para encontrar vagas de emprego, fazer networking, saber das novidades da área, das atualizações de emprego de outras pessoas, etc.

 

4. Rede Social de Nicho

Também conhecida como rede social segmentada, geralmente, é voltada para públicos mais específicos.

O TripAdvisor, por exemplo, é um ótimo exemplo de rede social de nicho!

Nesta rede, os utilizadores podem ver dicas de viagem e avaliar os mais diversos serviços ao mesmo tempo, trocando informações com outras pessoas.

Este tipo de rede social é bastante útil, sobretudo para empresas, pois permite um diálogo mais direto com os clientes e potenciais clientes e saber as opiniões dos mesmos sobre os serviços!

 

É fulcral perceber em que categoria se integra cada rede social, porque só assim conseguiremos cumprir os requisitos essenciais para ter sucesso em cada uma delas.

Agora, falemos um pouco mais sobre aquilo que podes ganhar ao usares as redes sociais.

 

Vantagens das Redes Sociais

O uso de redes sociais foi absorvido por pessoas em todo o mundo e hoje já faz parte da nossa rotina.

Como é óbvio, as redes sociais são agora um lugar onde as marcas e empresas também estão presentes, interagindo com os seus clientes e potenciais clientes.

Eis algumas vantagens que as redes sociais trazem:

  • Compartilhar a visão e cultura da empresa – as redes sociais são uma ótima forma de dares a conhecer a cultura e os valores da empresa, o que pode fortalecer a relação do público com ela;
  • Personalização da mensagem e interação direta com o cliente – permitem um relacionamento mais direto e personalizado com cada cliente ou potencial cliente, dado que podes entrar em contato com cada um, seja para resolver problemas ou pedir feedback, por exemplo;
  • Possibilidade de segmentação do público – a maioria das redes sociais permite segmentar os anúncios de acordo com as características da audiência, pelo que não estarás a desperdiçar tempo e dinheiro para impactar pessoas sem interesse nos teus produtos;
  • Conhecer melhor o público-alvo – nas redes sociais, as pessoas partilham os seus gostos, desejos e outras informações que podem ser valiosas para as empresas na hora de se aproximarem do seu público-alvo;
  • Possibilidade de vender – também é possível utilizar as redes sociais para vender produtos ou serviços, principalmente se abordares aquela parcela do público que já tem um relacionamento prévio com a tua marca;
  • Ter um ambiente controlado pela marca – independentemente de qual é o teu público-alvo, acredita que ele estará presente em alguma rede social;
  • Possibilidade de divulgação para empresas com baixo orçamento – ao contrário dos meios tradicionais, anunciar nas redes sociais possui um custo relativamente baixo, além da vantagem de que na web é muito mais fácil otimizar resultados;
  • Informação em tempo real – as redes sociais permitem comunicar mensagens de marca urgentes num canal oficial e credível. Esta é uma grande vantagem em caso de gestão de crise, por exemplo, ou simplesmente para corrigir informações importantes rapidamente.

Mas nem tudo são rosas. De seguida, digo-te algumas desvantagens das redes sociais sobre os quais deves estar igualmente informado(a).

 

Desvantagens das Redes Sociais

Com a vida cada vez mais exposta, é preciso estarmos atentos à maneira como utilizamos as redes sociais.

Eis algumas desvantagens das redes sociais que tens de ter em mente:

Privacidade comprometida

Com as redes sociais, tornou-se totalmente banal partilhar a nossa vida com centenas de pessoas.

Basta uma breve “visita” ao perfil de alguém para saber quem são os seus amigos, onde estuda, onde vive e, em alguns casos, até onde está nesse preciso momento.

Às vezes, essas informações podem chegar às pessoas erradas, que se aproveitam delas para planear roubos e outras ações criminosas ou, pelo menos, desagradáveis.

 

Exposição de dados confidenciais

Hoje em dia, para criar um perfil numa rede social ou fazer algum tipo de registo online, é normal ser necessário fornecer alguns dados pessoais a empresas ou desconhecidos.

Isso faz com que, muitas vezes, nós percamos o controlo sobre o destino das nossas próprias informações, que podem acabar espalhadas pela internet.

 

Vício

Quem nunca passou mais tempo numa rede social do que a apreciar a companhia de alguém?

Sem nos darmos conta, acabamos por quase substituir a vida real pela virtual, o que, convenhamos, não é nada saudável.

Há que estabelecer limites, até para quem trabalha nesta área, que, muitas vezes, não se consegue desligar das redes sociais fora do horário laboral.

 

Disseminação de fake news

Este foi um assunto que ganhou bastante repercussão ultimamente, principalmente no período das eleições.

A verdade é que a disseminação de notícias falsas nas redes sociais é perigosíssima e pode tomar proporções realmente assustadoras, causando polémicas e desinformação.

Normalmente criadas com objetivos específicos, as fake news espalham-se tão rapidamente que tomam um caminho sem volta. A partir do momento em que uma informação é publicada, é muito difícil retirá-la do ar ou desmenti-la.
Por isso, peço-te: antes de partilhares alguma coisa nas tuas redes sociais, verifica, por favor, a fonte da notícia, sim?

 

Quais são as principais redes sociais?

Agora que já aprendeste um pouco sobre as redes sociais, que tal conferir quais são as mais utilizadas, para as utilizares no teu negócio?

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada do mundo.

É uma das formas mais utilizadas para nos conectarmos com outras pessoas e também para realizar pesquisas rápidas de informações.

Atualmente, acredito que funcione para muitas pessoas mais como uma espécie de centralizador de contactos.

 

Instagram

Acho que se pode dizer que o Instagram é a rede social do momento!

É uma rede social que joga muito com o conteúdo visual e é atualmente a mais utilizada para partilhar o dia a dia das pessoas.

Tem várias opções de formatos que podes utilizar: Feed, Stories, Lives, IGTV e Reels. É habitual a partilha de episódios do quotidiano e dicas simples através dos Stories, o que permite uma aproximação com as pessoas que seguem o perfil em causa.

 

TikTok

O TikTok é uma aplicação onde podes criar e partilhar vídeos curtos com músicas de fundo.

Teve recentemente um crescimento brutal, tornando-se um autêntico fenómeno, especialmente entre a faixa etária mais jovem.

O conteúdo mais visto por lá são vídeos de danças, de pessoas a cantar, desafios, partidas (as chamadas pranks), piadas e memes; porém, existe também conteúdo informativo.

 

Twitter

Sabias que o Twitter é o meio mais rápido para espalhar notícias?

É uma rede social que possibilita a partilha de frases curtas, fotografias, vídeos e links externos.

Por lá, costuma falar-se sobre o que se está a fazer no momento, expor opiniões, partilhar tweets de outras pessoas com os quais nos identifiquemos, etc.

 

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional.

Serve para te conectares com pessoas da tua área profissional, ou seja, para networking, para teres acesso a conteúdos do teu interesse, anunciares ou encontrares emprego (dependendo do lado da barricada onde estás de momento) e partilhares os trabalhos de que te orgulhas!

Para quem quer criar o seu currículo online, criar uma marca pessoal, elevar a sua carreira e ter uma posição de destaque no mercado de trabalho, o LinkedIn é uma das melhores ferramentas.

 

Youtube

O Youtube é uma plataforma que assenta no conteúdo em vídeo.

Podes consumir vídeos sobre qualquer tema, publicados por outras pessoas, e podes igualmente partilhar os teus próprios vídeos!

Aponte-se, também, que é o segundo maior motor de pesquisa do mundo.

 

Pinterest

O Pinterest é uma rede social de inspiração!

Permite partilhar imagens, bem como guardar imagens de outras pessoas, e organizá-las em álbuns, de acordo com a categoria a que pertencem.

Tem todo um mundo de ideias para te inspirares, seja qual for o tema!

 

Messenger

O Facebook Messenger é o serviço de mensagens gratuito do Facebook, tendo a sua própria plataforma separada do Facebook.

Permite mensagens de texto, mensagens de voz e videochamadas entre 2 ou mais pessoas!

Permite também anunciar na tela onde aparecem as várias conversas.

 

WhatsApp

O WhatsApp é uma aplicação de mensagens instantâneas que te permite comunicar com os teus contactos, através de mensagens em texto, mensagens de voz, ou ainda através de telefonemas e videochamadas.

Permite também enviar fotografias e documentos de forma intuitiva. A grande vantagem é que, por norma, as fotografias não perdem tanta qualidade como acontece quando enviadas através do Messenger, por exemplo.

Ah! Também dá para criar grupos que incluam vários contactos e comunicar diretamente e em simultâneo com todos eles.

 

O que faz um gestor de redes sociais?

Gestão de redes sociais consiste, no fundo, em fazer a mediação entre a empresa e o seu público.

Se por um lado, um bom gestor de redes sociais tem de ter capacidades analíticas e uma excelente organização, por outro, tem de ser capaz de construir relações, ser empático, criativo e capaz de se adaptar ao inesperado.

Um gestor de redes sociais tem várias tarefas, entre as quais destaco as seguintes:

Define a melhor rede social para cada negócio

A variedade de redes sociais existente hoje em dia é bastante considerável, contudo, nem todas elas são indicadas para todos os negócios.

Portanto, uma tarefa muito importante de um gestor de redes sociais é descobrir as redes sociais mais indicadas para cada tipo de negócio.

Para isso, é preciso ter em conta a área de atuação do mesmo, o seu estilo de comunicação, o público-alvo, etc.

 

Planeia e produz o conteúdo

As redes sociais vivem do conteúdo que nelas é partilhado, certo?

Sem conteúdo, as pessoas não têm razão nenhuma para seguir uma conta nas redes sociais.

A pessoa responsável por gerir as redes sociais de uma marca tem, então, de criar conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo da mesma, desenvolvendo ideias originais para chamar a atenção.

 

Promove a interação com os seguidores

Como já disse anteriormente ao longo deste artigo, as redes sociais são plataformas que existem para permitir e fomentar a comunicação entre pessoas, e entre marcas e pessoas.

Assim sendo, é fundamental criar conexões com quem está do outro lado.

O gestor de redes sociais tem também essa função de promover a interação, iniciando diálogos genuínos com os seguidores.

 

Segue as estatísticas de perto

É muito comum as pessoas pensarem que ser gestor de redes sociais é apenas publicar uns posts de vez em quando e o trabalho está feito!

No entanto, o trabalho do gestor de redes sociais envolve muito mais do que isso.

Para que consiga continuar a entregar valor ao público que segue o perfil, assegurando bons resultados, é essencial acompanhar regularmente as estatísticas de cada publicação e o desempenho geral da estratégia de comunicação.

 

Prepara campanhas online

Muitos gestores de redes sociais encarregam-se também de fazer anúncios pagos nas redes sociais, nomeadamente, através de publicações patrocinadas.

As publicações patrocinadas permitem alcançar um maior número de pessoas que, caso tenham gostado do conteúdo, podem vir a seguir o perfil!

Portanto, um gestor de redes sociais trata também de criar campanhas de anúncios nas redes sociais, decidindo quem deve impactar com os seus anúncios e o orçamento da campanha, entre outros.

Por fim, calculo que tenhas algum interesse em saber como começar a gerir redes sociais, por isso, deixo-te algumas das minhas dicas para te tornares num bom gestor de redes sociais!

Falta mesmo muito pouco para acabares de ler este artigo. Se o fizeres, tenho uma recompensa para ti, de modo a cumprir a promessa que fiz durante a semana nas minhas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn)!

 

Como gerir redes sociais?

Gerir redes sociais é um desafio constante, porém, existem algumas coisas que podem tornar o teu dia a dia muito mais fácil e menos stressante.

Perguntei à minha equipa de Social Media aquilo que facilitava o seu trabalho, e estas foram as dicas que me transmitiram:

1. Escolhe as redes sociais onde está o teu público-alvo

Muitas pessoas acham que o melhor é investir em todas as redes sociais, para chegar ao maior número de pessoas possível.

Contudo, nem sempre o teu público estará presente em todas as redes sociais. Estar a apostar em todas é estar a gastar recursos desnecessariamente.

Prefere antes fazer uma pesquisa minuciosa sobre as redes mais utilizadas pelo teu público-alvo e concentra a tua energia nelas. Às vezes, menos é mais.

 

2. Cria uma identidade visual própria

Ter uma identidade visual própria vai ajudar-te, principalmente, em duas coisas:

Primeiro, é mais fácil conseguir notoriedade, pois as pessoas vão passar a associar um determinado estilo visual à tua marca e, a partir daí, dificilmente a confundirão com qualquer outra.

Segundo, ter uma identidade visual única até te ampara no que à produção de conteúdo diz respeito: não tens de estar sempre a pensar em designs diferentes e fora da caixa, porque já tens certas diretrizes para seguir.

 

3. Oferece conteúdo de valor

Foca-te, acima de tudo, em oferecer conteúdo de valor às pessoas que queres impactar.

Se ofereceres algo a uma pessoa que ela aprecia, seja informação ou entretenimento, normalmente, ela fica-te grata, conscientemente ou não.

Isso vai fortalecer a ligação das pessoas com a tua marca, tornando-as mais predispostas a comprar de ti.

 

4. Sê consistente

O algoritmo das redes sociais confere muita importância à consistência, ou seja, à regularidade com que fazes publicações.

O objetivo destas plataformas é que passes o máximo de tempo lá, portanto, ao publicares regularmente, com consistência, elas vão favorecer-te em detrimento de outros perfis que não o fazem.

Além disso, publicar consistentemente também faz com que as pessoas não se esqueçam de ti e tenham o teu nome sempre presente nas suas vidas.

 

5. Utiliza um Calendário Editorial

O Calendário Editorial é o maior aliado dos gestores de redes sociais.

Basicamente, é um documento que te ajuda a organizar ideias e conteúdos, mostra aquilo que já foi publicado, o que está agendado e o que ainda está por fazer ou por agendar.

Facilita muito a produção de conteúdo, pois permite que estejas sempre a par dos prazos que tens de cumprir!

Ter um suporte visual, neste caso, em formato de calendário, coloca-te uma ligeira pressão em cima para que não procrastines mais do que deves e torna toda a gestão do conteúdo mais fácil. 🙌

Durante esta semana, lancei no meu Instagram um passo-a-passo para criares um Calendário Editorial e prometi que disponibilizaria o que nós usamos atualmente.

Como o prometido é devido, basta preencheres o formulário abaixo para descarregares o teu Calendário Editorial gratuitamente 👇

 

Download do Calendário Editorial - Google Spread Sheet

 

Espero que tenhas gostado deste artigo e que tenha sido útil para ti!

Até já,

Marco Gouveia

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